Pesquisa e Extensão

Projetos:

Projeto: Mapeamento das Produções de Modelagem Matemática na Educação
Matemática

Descrição: O projeto mapear os estudos recentes de Modelagem Matemática na Educação
Matemática a fim de compreender como se apresentam tais produções no cenário brasileiro, de
modo a permitir expressar um amplo mapa de pesquisas e experiências que envolvem a
tendência metodológica, o qual subsidiará professores que ensinam matemática na sala de aula,
formadores, pesquisadores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. Este
mapeamento subsidiará informações a respeito do tema, as quais serão compiladas e divulgadas
em um site a ser construído também pelo projeto.
Docente responsável: Morgana Scheller
Bolsistas: 1 do Ensino Superior e 2 do Ensino Médio

Projeto: Projeto de Formação, Apoio à Organização e Participação de Professores e
Alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia.  

Descrição: O projeto visa apoiar a formação, organização e participação de docentes e alunos
em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia do IFC – Campus Rio do Sul e das Instituições
co-promotoras (FURB, Secretaria de Estado de Educação, Gerências Regionais de Educação do
Estado de SC, Secretarias Municipais de Educação), de forma a possibilitar a relação do ensino
da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para melhoria do
ensino e da aprendizagem da matemática imbricada a questões específicas, bem como à
questões contemporâneas que podem, por sua vez, contribuir com a formação do cidadão crítico
e reflexivo. Para atender tal objetivo serão realizados encontros de formação com os
professores, acadêmicos e gestores da GERED de Rio do Sul, formação em outras regiões de
Santa Catarina e em outros estados, estando articulado com o projeto do Laboratório de
Educação Matemática do campus Rio do Sul. Ainda, o projeto coordenará a avaliação da XIX
FETEC e Feira XXIII Regional de Matemática da Região de Rio do Sul, e participará da equipe
coordenadora da avaliação da XXXV Feira Catarinense de Matemática. Membros
do projeto continuarão realizando pesquisas no que tange a formação de professores orientadores
e avaliadores nas Feiras de Matemática. As atividades desenvolvidas com
esse projeto contribuem para a aproximação do IFC com a comunidade interna e externa.
Membros do projeto:
Paula Andrea  Grawieski Civiero – Coordenadora Geral
Elisângela Regina  Selli Melz – Coordenadora adjunta
Lucas Leite Guerra e Rita de Cássia Tenfen – bolsistas
Tayana Cruz de Souza – bolsista voluntária
Bruna Donato Reche – colaboradora
Denise Fernandes – colaboradora
Fátima Peres Zago de Oliveira – colaboradora
Isabel Cristina Muller – colaboradora
Jonas da Silva Doge – colaborador
Marília Zabel – colaboradora
Morgana Scheller – colaboradora
Ruy Piehewiak – colaborador

Projeto: Clube de Matemática: RaXa KuCa

Descrição: Estimular a formação dos estudantes do Ensino Médio nas carreiras de ciências
exatas, engenharias e computação, por meio da participação em olimpíadas do conhecimento,
em especial as olimpíadas de Matemática.

Docente responsável: Micheli Cristina Starosky Roloff
Bolsistas: Gabriel Luan Petri e Maria Luiza Dellajustina Dalcanale
Projeto: Programa do Movimento em Rede das Feiras de Matemática
Descrição: O Programa “Movimento em Rede das Feiras de Matemática” visa promover a
expansão e processo de implantação das Feiras de Matemática nas regiões de Santa Catarina e
Unidades Federativas do Brasil, bem como a formação de professores, gestores e estudantes, de
forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a
em um instrumento para garantia de reflexões críticas da sociedade e ampliação do
conhecimento matemático dos estudantes. Para atender tal objetivo as demandas para os
membros do programa são: realizar formações de professores e gestores que participam das FM,
participar como membro de comissão central organizadora de FM Municipais, Regionais,
Catarinenses e Nacionais, participar da equipe de coordenação da avaliação de trabalhos de FM,
apresentação de trabalhos em eventos científicos; coordenar comitê científico e realizar a
certificação dos participantes de FM Regionais, Catarinenses e Nacionais, coordenar cursos de
aperfeiçoamento de nível nacional.
Docente responsável: Fátima Peres Zago de Oliveira
Bolsista: 1 acadêmico do Curso Licenciatura em Matemática

Projeto: A (re)significação da matemática para alunos com dificuldades

Descrição: O projeto tem como objetivo (re) significar a matemática para alunos do ensino
fundamental anos finais da Escola de Educação Básica Maria Regina de Oliveira, localizada no
município de Agronômica (SC). Os encontros com os alunos (aulas complementares) ocorrerão
quinzenalmente no período vespertino, com duração aproximada de 4h. Neles será trabalhado a
alfabetização matemática dos alunos, isto é, serão abordadas as noções de aritmética, do sistema
de numeração, de medidas, etc. Pretende-se, durante as aulas, utilizar de diferentes instrumentos
pedagógicos, por exemplo, jogos, softwares, materiais manipuláveis, etc, de modo que, esses
momentos sejam de construção de saberes matemáticos. O projeto tem vigência de um ano, ou
seja, ocorrerá no período de 01 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.
Docentes responsáveis: Neila de Toledo e Toledo e Ruy Piehewiak
Bolsista: Lariça Frena