VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática

Os acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura do Instituto Federal Catarinense do Câmpus Rio do Sul participaram do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática – VI CIEM, realizado em Canoas – RS, no período de 16 a 18 de outubro. Esta participação no VI CIEM teve o apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRODHS com recursos do Programa de Assistência Estudantil – PAE.

O evento foi organizado com minicursos, palestras, seção de pôsters, comunicações científicas, relatos de experiências, conferências e mesa redonda, contando com cerca de 1000 inscritos. No painel de abertura, intitulado “Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação: novos desafios e novas possibilidades”, os Professores Lorenzo Moreno Ruiz (Universidade de La Laguna – Espanha) e Arthur Powell (Rutgers University – EUA) falaram sobre a parceria de suas universidades com a ULBRA, e apresentaram seus projetos: Tutorial Inteligente, SIENA, E-Mat e Virtual Math Team – VMT.

O objetivo do CIEM de divulgar a investigação na área de Educação Matemática no âmbito do Cone Sul, resultando em trocas de experiências e informações entre os docentes e pesquisadores da área, contribuindo assim para a atualização e aperfeiçoamento continuado entre os profissionais.

A presença do curso de Matemática – Licenciatura do IFC, Câmpus Rio do Sul, se fez pela participação dos acadêmicos Edmar Bittencourt, Ester Hasse, Aldair Forster, Carlos Alexandre Rodrigues, Ervin Sperandio, Mariana Claudia Perciak, Sandra Aparecida Hardt, Vanderleia Baldo, Natã Pereira Germano, Ricardo Alexandre Neves e Navia Krause e dos docentes Marizoli Regueira Schneider, Morgana Scheller e Ruy Piehowiak. Destaca-se ainda apresentação dos trabalhos “Escrita nas aulas de matemática: uma experiência …” pela professora docentes Marizoli Regueira Schneider e “Modelagem matemática na educação brasileira: um mapa do contexto do ensino médio“ pela professora Morgana Scheller.

Nossos acadêmicos ficaram impressionados com a infraestrutura física da ULBRA, que está sediando o evento. Particularmente, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, que está coordenando o evento. Ficamos impressionados com o campus, seus prédios, as salas de aulas, auditórios, salas de estudo e gabinetes de professores.

As participações em eventos são atividades complementares no ensino que propiciam o enriquecimento da aprendizagem e a formação profissional do estudante. Em um evento técnico-científico como o congresso, têm-se uma ótima oportunidade de não somente atualizar ou se envolver com temáticas novas, mas também para o acadêmico fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar.É um momento de novas realidades, experiências e convivências que se transformam em novas aprendizagens.

Portanto, os eventos técnico-científicos são excelentes oportunidades de se atualizar, interagir e enriquecer o currículo se configurando como um atalho da academia para o mercado de trabalho.

.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.